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Sistema de Gestão da Qualidade

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O que é?

 

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), baseado na nova versão da norma ISO 9001:2015, é um conjunto de atividades norteado pelo direcionamento estratégico da organização, através do estabelecimento da política e dos objetivos da qualidade, objetivando a melhoria contínua, o crescimento sustentável do negócio e as necessidades e expectativas de partes interessadas.

 

A adoção de um SGQ é uma decisão estratégia para uma organização que pode ajudar a melhorar o seu desempenho e a prover uma base sólida para iniciativas de desenvolvimento sustentável.

Quais são os benefícios após a implantação do SGQ?

 

  • A capacidade de prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis;
  • Facilitar oportunidades para aumentar a satisfação do cliente através da prevenção de não conformidades;
  • Abordar riscos e oportunidades associados com o contexto da organização e seus objetivos;
  • A capacidade em demonstrar conformidade com requisitos específicos de SGQ;
  • Organização dos processos da empresa com definição clara de responsabilidades;
  • Aumento da competitividade da empresa potenciando oportunidades de acessar mercados e a clientes mais exigentes;
  • Redução de desperdícios, retrabalhos, devoluções e reclamações;
  • Desenvolvimento da cultura de qualidade na empresa;
  • Melhoria contínua tanto dos processos quanto da imagem da empresa.
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Os princípios de gestão da qualidade usados como base para a ISO 9001:2015:

Foco no Cliente

O foco principal da gestão da qualidade é atender às necessidades dos clientes e empenhar-se em exceder as expectativas dos clientes.

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Liderança

Líderes em todos os níveis estabelecem uma unidade de propósito e direcionamento e criam condições para que as pessoas estejam engajadas para alcançar os objetivos da qualidade da organização.

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Engajamento das Pessoas

Pessoas competentes, com poder e engajadas, em todos os níveis na organização, são essenciais para aumentar a capacidade da organização em criar e entregar valor.

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Abordagem de Processo

Resultados consistentes e previsíveis são alcançados de forma mais eficaz e eficiente quando as atividades são compreendidas e gerenciadas como processos inter-relacionados que funcionam como um sistema coerente.

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Melhoria

As organizações de sucesso têm um foco contínuo na melhoria.

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Tomada de Decisão Baseada em Evidência

Decisões com base na análise e avaliação de dados e informações são mais propensas a produzir resultados desejados.

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Gestão de Relacionamento

Para o sucesso sustentado, as organizações gerenciam seus relacionamentos com as partes interessadas pertinentes, como provedores.

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A abordagem de processo em um sistema de gestão da qualidade:

 

A adoção da abordagem de processo, promovida pela norma ISO 9001:2015, no desenvolvimento, implementação e melhoria da eficácia de um SGQ, estimula o aumento na satisfação dos clientes pelo atendimento aos requisitos dos mesmos.

 

Entender e gerenciar processos interrelacionados como um sistema contribui para a eficácia e eficiência da organização em atingir os resultados pretendidos, conforme a sua política da qualidade e com o seu direcionamento estratégico.

 

A gestão destes processos e do sistema pode ser alcançada usando o ciclo PDCA (Plan - Do - Check - Act) com foco na mentalidade de risco, objetivando o aproveitamento de oportunidades e prevenindo resultados indesejáveis, ambos detectados na análise do contexto externo e interno da organização.

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O ciclo PDCA (Plan - Do - Check - Act)

 

Esse método tem a função de garantir que a empresa organize seus processos, não importando a sua natureza.

Esse ciclo foi criado por Walter A. Shewart, na década de 20, mas ele se tornou conhecido quando William Edward Deming, um dos gurus da gestão de qualidade, espalhou o conceito pelo mundo. Por esse motivo, o ciclo PDCA ficou conhecido a partir da década de 1950 como ‘Ciclo Deming’. Através dessa teoria, cada processo da empresa passa por quatro fases:

 

  • Plan (planejar)

Estabelecimento dos objetivos do sistema e seus processos e os recursos necessários para entregar resultados de acordo com os requisitos dos clientes e com a política da organização. Baseado nesta política, o planejamento deve ser composto pelos seguintes passos:

- Identificação do problema;

- Estabelecimento de metas;

- Análise do fenômeno;

- Análise do processo;

- Plano de ação.

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  • Do (fazer)

Momento em que o plano será executado, assim os indivíduos que participarem da implantação do ciclo PDCA deverão realizar treinamentos de acordo com o método. Cada processo é realizado, conforme aquilo que foi definido na primeira fase. Assim são coletados dados para uma análise posterior.

 

  • Check (checar)

Monitoramento e, onde aplicável, medir os processos e os produtos e serviços resultantes em relação à políticas, objetivos e requisitos, e reportar os resultados. É nessa fase que poderão ser encontrados erros ou falhas no processo.

 

  • Act (agir)

Execução de ações para melhorar desempenho, conforme necessário. De acordo com o resultado na etapa anterior, serão observadas as falhas nos processos e se os objetivos foram atingidos, caso contrário, estes devem ser melhorados e as etapas se reiniciam.

Mentalidade de Risco - Essencial para um SGQ eficaz

 

Para alcançar a conformidade com a norma ISO 9001:2015, a organização precisa planejar e implementar ações para abordar riscos e oportunidades. Esta abordagem estabelece uma base para o aumento da eficácia so SGQ, conseguir resultados melhorados e prevenir efeitos negativos.

 

Oportunidades podem surgir como resultado de uma situação favorável ao atingimento de um resultado pretendido, por exemplo, um conjunto de circunstâncias que possibilite à organização atrair clientes, desenvolver novos produtos e serviços, reduzir desperdício ou melhorar a produtividade. Ações para abordar oportunidades podem também incluir a consideração de riscos associados. Risco é o efeito da incerteza, e qualquer incerteza pode ter um efeito positivo ou negativo. Um desvio positivo proveniente de um risco pode eferecer uma oportunidade, mas nem todos os efeitos positivos de risco resultam em oportunidades.

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Podemos auxiliá-lo na implantação do Sistema de Gestão de Qualidade na sua organização.

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